Home / Curiosidades / Habilidades Essenciais Para Maximizar o Desempenho da sua Equipe

Habilidades Essenciais Para Maximizar o Desempenho da sua Equipe

A liderança e desempenho estão intimamente ligados, já que muitas vezes o sucesso da atuação de um líder é medido pelo desempenho de seus colaboradores.

O fato é que conseguir elevar os patamares de desempenho não é uma tarefa simples e, além de estratégia, exige algumas habilidades consideradas cruciais por parte do líder.

Para aumentar o desempenho da sua equipe, conheça a seguir quais são 5 dessas habilidades e veja por que elas são importantes.

Ter empatia com a equipe

A empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar da outra, reconhecendo e validando problemas e dificuldades do outro individuo.

Como líder, ter a habilidade da empatia é fundamental para inspirar colaboradores e, principalmente, para ser capaz de reconhecer as melhores formas de desenvolvê-los.

Um líder empático geralmente consegue se comunicar melhor com os colaboradores de uma equipe, além de gerar mais confiança. Esses fatores estreitam o relacionamento de liderança e levam a mais motivação, produtividade e desempenho de equipe.

Deter bom poder de comunicação

Por falar em comunicação, essa habilidade é outra indispensável para que o desempenho de sua equipe seja maximizado. Como líder, você deve ser capaz de informar claramente quais são as expectativas em relação a cada colaborador, assim como precisa informar resultados ou ações a serem tomadas.

Quanto mais clara e qualificada for a comunicação entre líderes e colaboradores, menores serão as chances de haver ruídos e mal entendidos. Cientes de suas funções, dos resultados e das expectativas sobre eles, seus colaboradores terão mais desempenho.

Conseguir reconhecer

Uma boa comunicação também está ligada a outra habilidade necessária: a capacidade de reconhecer esforços e resultados. Entre os jovens, por exemplo, uma pesquisa mostrou que a falta de reconhecimento profissional é o que mais causa desmotivação e, com isso, baixo desempenho.

Por isso, como líder você deve ser capaz de saber quando é necessário cobrar, mas também quando é preciso reconhecer esforços. Algumas vezes, inclusive, o reconhecimento deve ser feito mesmo quando os resultados não foram alcançados, mas quando o esforço desejado estava presente.

Ser capaz de liderar pelo exemplo

Falar é importante, mas a comunicação não verbal é ainda mais. Atitudes e exemplos funcionam muito mais como motivadores e transformadores de paradigmas e comportamentos do que palavras. Por isso, uma habilidade do líder deve ser a de liderar pelo exemplo.

Reconhecer comportamentos benéficos para o desempenho da equipe e ser capaz de colocá-los em prática de forma a inspirar são características indispensáveis para atingir o sucesso coletivo.

Saber priorizar

Uma equipe normalmente apresenta diferentes necessidades, as quais devem ser conjugadas com outras obrigações e exigências da organização como um todo. Tentar atender a tudo ao mesmo tempo só fará com que o líder desmotive a equipe e cause perda de desempenho.

Por isso, uma habilidade importante para maximizar o desempenho de sua equipe é saber priorizar. Identifique quais são as ações mais urgentes e relevantes no momento e estimule a equipe a resolver essas questões em primeiro lugar.

Com priorização dificilmente acontece a sensação de sobrecarga ou impotência, dois fatores que podem levar à completa desmotivação e perda de desempenho.

As habilidades para maximizar o desempenho da sua equipe vão desde ser empático até saber priorizar da maneira correta. Com tudo isso em mente, aumenta a satisfação e a motivação dos colaboradores, o que leva a resultados mais atrativos.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Quais dessas habilidades já fazem parte da sua realidade? Comente e participe.

About Patrick Varela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido! Não copie, Pois você estará comentendo Plágio! Estou de Olho em Você!